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Como seu cliente enxerga seu produto?

Atualizado: 17 de Mar de 2019


Entenda como conhecer o seu público-alvo pode alavancar o seu negócio

Com a descoberta de novas tecnologias e o aperfeiçoamento daquelas já existentes, o mundo se tornou um espaço extremamente dinâmico, onde negócios que não inovam e/ou deixam oportunidades passarem, por considerar que “em time que está ganhando não se muda”, se tornam obsoletos e, consequentemente, perdem muito espaço nos mercados de seu setor. A cada dia, surgem novas ideias que tornam o ambiente empresarial ainda mais competitivo dada a sua facilidade de execução; desta forma, atentar-se ao seu produto e ao seu cliente são passos fundamentais para se destacar em um mundo de constantes mudanças. Escolhas como a substituição do seu “carro-chefe” e melhorias no produto, para atender uma nova demanda de seus consumidores, são mais do que nunca, escolhas que podem mudar o seu futuro.


Identificar um público alvo que corresponde à cultura de sua empresa e também às suas aptidões é imprescindível, pois é a partir desse grupo que pode ser pautado um plano de negócios resultante no maior montante de lucros. Isso só é possível quando são conhecidas as preferências e valores de seus clientes, por exemplo, seu cliente valoriza mais o diferencial pelo preço ou prefere um atendimento personalizado?


É preciso adotar estratégias para que o cliente aceite seu produto. Tendo em vista um público alvo definido, deve-se pôr em prática medidas que foquem na clientela. Para isso, é necessário identificar os grupos de clientes que se enquadram no projeto da empresa e que ofereçam a maior lucratividade. Ademais, deve-se prestar atenção ao cliente, estudá-lo e usar das melhores ferramentas para atender às suas necessidades. São essas necessidades que devem ser levadas em consideração ao montar um modelo de negócios. É importante, também, ter em mente que as necessidades e ambições da clientela estão em constante mudança, por isso deve haver o monitoramento do mercado e a habilidade para antever a suas tendências.


Um bom conhecimento sobre o público alvo ajuda a construir as bases para a plena compreensão do mercado no qual se está inserido. Porém, para uma análise completa e eficiente, outros segmentos devem ser analisados em conjunto aos consumidores, sendo esses: concorrentes, fornecedores e a própria empresa. A melhor forma para a obtenção desses dados é por meio de uma Pesquisa e Análise de Mercado. Ela permite conhecer os diversos aspectos necessários para a comercialização de um produto, definir os objetivos da empresa, as estratégias de marketing e as possibilidades de melhora do produto. É um serviço oferecido pela ECONOMICA, tanto individualmente quanto como componente dos diversos itens em nosso portfólio, além de serem projetos personalizados para os mais variados tipos de negócio. Se interessou? Entre em contato conosco e agende uma reunião gratuita com nossos consultores.